quinta-feira, 20 de setembro de 2007

A culpa é de quem?







A ONG Passatempo Educativo que atua na área de educação há sete anos, procura um meio de colocar em prática o seu mais novo projeto, o Recreatur. Com o objetivo de levar o conteúdo passado nas salas de aula para o cotidiano fora da escola, o projeto organiza passeios temáticos, resgatando também as memórias recentes dos bairros da cidade de São Paulo e valorizando o local. O roteiro passa pelo Jardim Zoológico, Museu do Ipiranga e Parque do Ibirapuera.


Segundo a vice-presidente da ONG, Carina Cintra Fernandes, para que o projeto possa alcançar a meta de visitar uma escola por dia letivo seria necessário um investimento de R$ 115.000,00 por ano. Infelizmente é que depois de apresentado o projeto, é colocado um prazo para sua execução, porém nossa doutrina, inspirada em Roberto Campos, permite um prazo para a realização desses projetos ligados à cultura e cidadania, e esquece de datar um prazo para os investimentos.


Caso não arranje um patrocínio até o final do ano de 2008, o projeto não será realizado de forma mais ampla e gratuita. Cintra lamenta a ausência de patrocínio, pois à partir daí para continuar desenvolvendo o programa, as visitas da ONG serão cobradas dos alunos. “Infelizmente seria cobrado por volta de sete reais por criança. Uma pena, já que a ONG trabalha com escolas da rede pública”. Mesmo com a arrecadação com os alunos, o projeto não atingiria o seu potencial de visitar uma escola por dia letivo.


Frutos colhidos de uma educação baseada em burocracia, regras e restrições rígidas para ações ligadas ao desenvolvimento social e de “pernas abertas” para o crescimento econômico. O que é mais fácil no Brasil? Tentar elevar o nível da educação e valorizar nossa cultura, ou abrir uma usina de etanol no meio da Amazônia?

11 comentários:

A terceira intifada! disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
OS SEQUELAS disse...

Ae...é certo que o governo preocupa-se com outras coisas de menos relevancia, do que a educação do seu povo. Prefere investir em outros segmentos economicos e continuam...continuam...continuamm....a fazer isso...ja que o povo não possue pensamento critico para protestar e reinvindicar por seus direitos, isso é resultado do pessimo sistema educacional. Alguns politicos dizem q é preciso investir em algumas coisas para ter um retorno de grana...para ai sim investir no bem social. Porém o que vemos é os bolso e as cuecas deles cheia de grana.isso ae ricardo....a culpa é de quem/

OS SEQUELAS disse...

Ae..sinto muito, mas eu discordo do primeiro comentario. Se for trocar idéias com professores da rede publica, todos são contra uma pa de parada em relação a educação, mec, LDB e outros segmentos que rege a educação. Existe sindicatos dos professores que reivindicam por uma melhoria em todos os sentidos na educação brasileira. Mas, o que vc quer que os professores façam, que eles entram em greve durante uns dois meses...para que as coisas possam mudar/....deixando os alunos sem aulas e com isso atrapalhando o planejamento curricular do aluno/...

O governo ta nem ai para os professores, tentam de algum jeito melhorar a educação....jogandu tudo na mao dos professores...como incluir pessoas deficientes nas salas..sem incentivo em cursos , palestras para os docentes saberem como lidar com esses aspectos.

Se vc for numa escola publica...verá que o professor não tem apoio nenhum....muitas vezes tirando do seu bolso, que ja é vazio, pois ganham muito pouco...para materiais a ser usados nas salas de aula...em
muitas escolas a falta de livros didaticos para o caminhar do desenvolvimento do aprendizado...

É certo que existem professores que tao nem ai com seus alunos...só que ai....tem que corta o mal pela raiz...i naum tentar mudar a direção da fumaça

A terceira intifada! disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
A terceira intifada! disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
OS SEQUELAS disse...

ae também corcorso com voce...que deve haver uma revolução...pq estamos cansados de ouvir em reformas...e nada acontecendo. Mas para haver revolução a de ter conscientização. Para ai sim a grande massa....a maioria participar e não apenas alguma parte da pupulação. como dizia o glorioso Lênin..." A única porta de saída, no caso, estaria na entre-sala. Só um proletariado organizado e unido é capaz de sustentar uma revolução contra o imperialismo"

A terceira intifada! disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Bruna Gonçales disse...

Sobre os professores, eu opinei no post anterior.

Quanto as mudanças educacionais, as mudanças no sistema em geral, estou de acordo. Óbvio.

E atento para uma coisa: quando virar moda ser ONGueiro e engajado, a massa assim será. Valores não serão agregados, medidas não serão adotadas e é assim que o sistema vai continuar em pé.
Que os revolucionários sejam mais rápidos.
Por que se for contar com a não-influência pela massa...
isso todo mundo já sabe, né?!

Bruna Gonçales disse...

Fica uma pergunta no ar
(que se fosse de fácil resposta, já estaria sendo aplicada):

O QUE FAZER PARA MOTIVAR A MASSA, QUE TRABALHA TODO DIA, QUE JÁ ADQUIRIU PENSAMENTOS E ATITUDES INDIVIDUALISTAS, A LUTAR PELO BEM COMUM?

A terceira intifada! disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
A terceira intifada! disse...
Este comentário foi removido pelo autor.