sexta-feira, 7 de setembro de 2007

O "HZT" da Educação

A Universidade de São Paulo (USP) lançou um conjunto de medidas que visa promover o acesso e a permanência de alunos formados pela rede pública na entidade em 2007. Dentro destes bônus inclui-se a diminuição do número de questões no vestibular e oitocentas bolsas-auxílio para alunos com renda familiar até R$ 1500,00.

Apesar das concessões o número de alunos da Rede Pública inscritos na Fuvest diminuiu. O vice-presidente da USP, Franco Lajolo acredita que uma das razões da queda nas inscrições do ensino médio público, está no programa do governo ProUni, que direciona estudantes de baixa renda para universidades particulares, segundo publicado na revista Caros Amigos (Nº 119, fevereiro 2007).

Um método que visa suprir as falhas no sistema educacional necessita que os seus idealizadores tenham conhecimento pleno dessas falhas. O afastamento dos alunos da Rede Pública da Fuvest, pode também ser motivado pelo nível de seu vestibular. O ensino nas escolas estaduais não abrange o conteúdo exigido na prova para o ingresso na USP. Medidas como essa são um avanço sim, na relação entre USP e pobres, mas é evidente que não atingira o objetivo de aumentar o número de alunos de classes menos abastadas nas salas de aula da USP, infelizmente.Na implantação de métodos alternativos para melhoria do sistema educacional, é preciso trabalhar questões maiores de maneira séria e objetiva. Deve se basear na realidade diária do seu “alvo”, qualquer coisa fora disto não passa de demagogia, nesse caso teremos milhares de métodos alternativos que amenizam os sintomas, são bonitos e enfeitados, mas não tratam a doença.

Um comentário:

Anônimo disse...

A própria escola pública não motiva seus alunos a participarem da Fuvest.
Tenho muitos amigos que concluíram o Ensino Médio em escola pública e, em nenhum momento, houve preparação, incentivo e/ou divulgação dos vestibulares de instituições públicas.
Sem parecer surreal, há até quem desconheça o que é FUVEST.

Essa ação da USP é bem interessante (muito melhor que o sistema de cotas, que esbanjava preconceito), no entanto mal divulgado.
Ações para burguês ver.