domingo, 23 de setembro de 2007

Caminhando lado a lado

O Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência, foi celebrado essa sexta-feira, 21, com uma edição especial do programa Ponto a Ponto, da TV do Banco do Brasil, dedicado à discussão sobre a cidadania da pessoa com deficiência. No Brasil, existem cerca de 25 milhões de pessoas com deficiência.

O ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH), Paulo Vanuchi, anunciou que na próxima semana, o governo encaminhará projeto à Câmara dos Deputados para ratificação da Convenção da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, assinada pelo Brasil e outros cem países, em março deste ano, em Nova Iorque (EUA).

A finalidade desse projeto é mudar a forma de tratar as pessoas deficientes na educação com um sistema educacional inclusivo.

No próximo dia 26, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciará o plano social de inclusão da pessoa com deficiência, em que defenderá ações práticas para que as escolas tenham acessibilidade, salas de recursos e outras ações que permitam a igualdade de oportunidades na educação.

No papel, por enquanto, toda essa teoria está muito boa. Recursos são necessários para um programa de inclusão educacional dar certo. Escolas e professores precisam estar capacitados. Ser diferente é normal, mas há a necessidade de apoiar e atentar para as dificuldades de uma forma singular.


Fonte:
MEC

Nenhum comentário: