Os jovens representam a parcela social mais exposta à violência, são os que mais morrem e matam. Os maiores índices ligados à violência da juventude concentram-se na região periférica das grandes cidades e acontecem principalmente nos fins de semana. Durante esse período, a violência é dois terços maiores do que os dias úteis. Na maioria das vezes vítimas e agressores são parentes, amigos ou conhecidos. Isto demonstra que após um desentendimento não encontram outra solução a não ser a violência. Esses crimes são aspectos culturais e a educação é a forma mais eficaz de transformação cultural. No fim de semana, jovens que não possuem dinheiro para atividades culturais ficam ao lado das drogas, violência e outros males que pairam sobre a cidade.
Em 2003 uma parceria entre o Governo estadual de SP e a UNESCO criou o projeto Escola da Família, que abrem os portões das escolas nos fins de semanas. Transformando-as em centros comunitários, com o propósito de atrair os jovens e suas famílias para um espaço voltado à prática da cidadania, onde são desenvolvidas atividades artísticas, culturais e esportivas, colaborando assim, para a reversão do quadro de violência que permeia a sociedade paulista.
Nessas escolas a mais envolvimento de mútuo respeito aluno-colégio. Ao invés da criança pular o muro para jogar bola, ela pode entrar pela porta da frente, dando a entender que aquilo faz parte dele e que tem que preservar. Essas atitudes são bem vindas para a conscientização ao uso da cidadania.
Escola e comunidade devem reatar laços de parcerias para o desenvolvimento cultural dos jovens. Professores e alunos devem se tratar com o mútuo respeito e não como adversários a serem vencidos.
segunda-feira, 3 de setembro de 2007
Educação abre as portas para o uso da cidadania
Escrito por Felipe Miguel Vesterman às 14:28
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2 comentários:
O ócio de uma criança e de um adolescente está diretamente ligado a quantidade de atividades extras escolares que se tem a disposição. Voltamos a falar no assunto que trata a comunidade de um bairro como ator fundamental na função de criar e revendicar centros esportivos e culturais que auxiliem na grade comum que um aluno recebe na escola, e desenvolva noções como cidadania.
Acredito que esse seja o objetivo principal desse blog, identificar essas ações.
A escola assumiu para si, até por questões orçamentárias, uma postura de CANAL DE INFORMAÇÃO, quando na verdade deveria ser FORMADORA DE OPINIÃO (tema já discutido nesse blog).
O estudante vai à aula ver e ouvir, no entanto deveria PARTICIPAR. O sistema não o inclui.
Não há espaço para discussões e abordagens diferenciadas para cada questão tratada.
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