sábado, 29 de setembro de 2007

A música muito além do entretenimento

A música se faz presente no cotidiano da maioria das pessoas e a força que ela representa passa muitas vezes despercebida por nossas cabeças.

A música não serve só para nossa diversão ou para recordamos boas e más lembranças. Ela mostra toda sua força não ao nos emocionar com suas letras ou melodias, mas ao revelar o seu poder político e, principalmente, social.

Em entrevista, Josely de Moraes Antonio, 38, professora de Música e Contestação da Universidade Metodista declarou “ Me formei em Composição e Regência após ter participado de um projeto social dentro do Projeto Cordas, aí eu pude ver a evolução que a música traz para crianças e jovens carentes. A música forma o cidadão , ela o ajuda a formar opiniões políticas, sociais, constrói ou recupera valores.”

Ligados ao mesmo pensamento está a Associação Meninos do Morumbi que é formada por mais de 4.000 crianças e adolescentes da cidade de São Paulo. A maioria é moradora dos Bairros de Campo Limpo, Paraisópolis, Morumbi, Vila Sônia, Jardim Jaqueline, Real Parque, Caxingui, e Munícipios de Taboão da Serra e Embú. O grupo, criado por Flávio Pimenta em 1996, tem na prática musical uma forma de criar alternativas contra as drogas e à delinqüência juvenil.

A música traz a esses jovens integrantes do grupo a oportunidade de expressão e de serem valorizados por algo que fazem, traz a disciplina e os ensina a ter força de vontade. Construindo uma nova história pessoal num novo contexto. Surgem novas áreas de competência em suas vidas, passando a ter uma nova identidade e a se compreender como cidadão.

Através do projeto e da música, os Meninos do Morumbi dão voz à fome, à exclusão, ao abandono, às desigualdades sociais, às situações de risco pessoal e social que vivem.

É o papel formador e transformador da arte como um grito de vitória sobre a sociedade, porque eles conseguiram driblar todo o sofrimento usando nada mais que seus corpos e sentimentos de esperança.




" ...o projeto é mais que um desafio, é uma luta, onde os tambores, como clarins guerreiros, chegam para provocar um canto, onde o direito à liberdade ao respeito, à dignidade, à vida e ao ser cidadão, tornam-se instrumentos para a construção da cidadania e dos direitos humanos".
(trecho retirado do site Meninos do Morumbi)


Conheça projetos similares:

- Afroreggae

- Coral Baccarelli

Indicação de filme relacionado ao assunto : A voz do coração.


Por Maria Gabriela D. Leite

Um comentário:

Unknown disse...

Adorei o texto!Concordo que a música tem mais força do que muita gente imagina...a música pode ser usada em terapia com cças deficientes;tb ajuda a estimular áreas importantes do cérebro!
Excelente texto,parabéns à autora...