terça-feira, 25 de setembro de 2007

Uso de métodos alternativos dentro da escola

A educação alternativa não é somente um método diferente de educação aplicado fora das escolas "normais". É também um meio alternativo que pode, e deve, ser disponibilizado em toda instituição de ensino.

Uma pessoa ao escolher a profissão de educador deve possuir idéias de caráter metamórfico. Problemas de falta de atenção, indisciplina, desmotivação e baixo rendimento escolar são frutos também de uma aula mal preparada pelo professor.

O Ministério da Educação põe a serviço do professor alguns livros de apoio, são os materiais didáticos. Infelizmente, muitas vezes, dependendo dos alunos e do ambiente que os mesmos estão inseridos, esse sistema didático não traz resultados positivos. É aí que entra a percepção e a criatividade do professor e toda a sua capacidade de se adequar a novos rumos.

Há outros meios a serem explorados para que a sala desenvolva um aprendizado satisfatório. Em muitos colégios esse sistema de ensino formal horizontal, ou seja, o professor fala, escreve na lousa e o aluno só presta a atenção, não desenvolve o interesse por parte dos aprendizes. A intenção em desenvolver métodos alternativos de captação é levar os alunos à compreensão e ao estudo de maneira satisfatória, prazerosa e atraente. Criando condições que favoreça a absorção do aprendizado, tornando a sala de aula um caminho de via dupla.

Muitos professores desistem facilmente ao tentar alcançar a dita "educação perfeita". Quando uma classe não alcança o objetivo traçado pelo educador, fazendo bagunça e dispersando-se nas aulas, é dever dele parar e refletir sobre o que há de errado, se o erro vem por parte dos alunos, ou se suas aplicações é que estão sendo incoerentes. Sempre é mais fácil culpar o outro do que a si mesmo.

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