sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Exemplos de Sucesso

A Escola Municipal Dr. Moacyr Bacelar Nunes, em Coelho Neto, Maranhão, situada numa região muito pobre da periferia da cidade, realizou, com a ajuda dos alunos e professores, uma campanha para alfabetizar os pais de alunos que não sabiam ler e escrever. Orientados pelos professores, os alunos voluntários se tornaram alfabetizadores e passaram a levar exercícios para os pais fazerem em casa.

O projeto obteve ótimos resultados. Com a ajuda voluntária de alguns alunos, a escola também desenvolveu um projeto de capoeira. Todos os sábados, os alunos repassam seus conhecimentos aos outros alunos e aos moradores da comunidade – o que tem feito baixar o índice de evasão escolar, pois só pode participar do grupo de capoeira o aluno que freqüenta a escola. Esporte e estudo são aliados nessa ação solidária.

Na cidade de Jaboatão do Guararapes, Pernambuco, desde 1989 o Grupo de Apoio à Criança e Adolescente Rua Linha E faz um ótimo trabalho. Ao observar um grande número de crianças nas ruas realizando pequenos furtos, os voluntários decidiram intervir. Começaram a trabalhar com elas e descobriram que muitas dessas crianças evadiram-se da escola ou foram expulsas por mau comportamento. “Adaptamos nosso ensino a elas, fazendo a ponte escola–família. Daí em diante, conquistamos a confiança de todos.”

Para surpresa da escola, os pais das crianças solicitaram aulas noturnas para que eles próprios aprendam e possam assim ajudar no dever de casa dos filhos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ae gabi esse projeto é exemplo de evolução em todos os sentidos. A educação primordial começa em casa. Para o filho seu direcionamento de vida é se espelhar no pai. Em muitas casas do Brasil, o pai nem completou o ensino médio e até o fundamental. O filho quando presencia e obtem o conhecimento disso nao possui na mente termina o colegio, ja que o pai tambem não terminou. E também não há o incentivo dos pais para a educação dos filhos, já que acham uma besteira, por incrivel que pareça. Quando as duas partes estão envolvidas existe um dialogo a respeito da educação em casa, o que falta muito hoje em dia, principalmente na periferia. Quando muda a mente , também muda o destino. Cath a fireeee

Bruna Gonçales disse...

Quando a comunidade toda está envolvida no problema e nas soluções, o empenho, a fiscalização e o prazer da realização são mais eficazes.
Os voluntariado é bom por isso. A integração de cada membro da comunidade, a valorização de cada pequena ação prestada em prol do bem-comum modifica a interação escola/aluno.