sábado, 22 de setembro de 2007

A música como inclusão social

Criada em 1996 pelo seu fundador Flávio Pimenta, um conceituado músico, a Associação Meninos do Morumbi é hoje um projeto sólido e muito conhecido. Atendendo a mais de 4.000 crianças e adolescentes, vê na música uma alternativa para afastá-los de um mundo onde a violência, as drogas e a marginalidade se fazem cada vez mais presentes.

Parceiros como a Sadia, Grupo Pão de Açúcar e Cultura Inglesa, fazem com que a Associação realize seus projetos e consiga manter toda sua estrutura. A música de qualidade faz com que os integrantes do projeto sejam vistos pela sociedade, elevando assim a auto-estima de cada um deles, e fazendo com que sejam vistos como cidadãos.

Além da música, a Associação mantém outros projetos, como por exemplo o Jovens Escolhas em Conexão com o Futuro. Em uma parceria com a empresa Teletech, foi iniciado um projeto de capacitação para jovens que tenham entre 15 e 18 anos atuarem profissionalmente na área de call-center e atendimento ao consumidor. Tinham como prioridade o aprimoramento da linguagem oral e escrita, e a expressão verbal, além da informação sobre a boa conduta em um ambiente empresarial. O projeto foi finalizado e hoje 11 jovens trabalham na Teletech e o que era um projeto se tornou um Programa de Conexão com o Futuro e outras parcerias foram formadas.

A Associação Meninos do Morumbi, é um exemplo de que a educação vai além das Ciências Exatas que estudamos na escola, é muito mais do que isso. É capacitar, ensinar, incentivar e fazer com que essas crianças e adolescentes não se sintam apenas alfabetizados e sim cidadãos, fazer com que se sintam capazes de fazer a diferença no futuro e participar ativamente dessa sociedade que perde cada vez mais a sua credibilidade.

Nenhum comentário: