sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Educação Hipócrita

Se não fosse pelas muitas histórias mal contadas, pelas muitas mentiras disfarçadas, ainda nutriria algum sentimento bom ao que é ensinado na escola. Me lembro bem de uma conversa que tive com alguns amigos no tempo do colegial, a questão era o por que de passarmos quatro anos absorvendo informações e depois, passar mais quatro tentando exorcizá-las.

Crianças e jovens passam boa parte da vida sendo recheados de informações descompromissadas com a verdade dos fatos e com uma narrativa histórica. Se nos fosse ensinado a ter um olhar crítico, independente à sua direção, a missão de educar, de ensinar, seria mais fácil e eficaz.

Às vezes tenho a impressão que muitas instituições de ensino têm aspectos doutrinadores.

Não acredito em uma universalização do ensino. Isso seria totalmente desrespeitoso com as inúmeras diferenças culturais, econômicas e políticas de cada comunidade.

Ganha a “aldeia” que dirige de acordo com seus valores, que foca o ensino de suas proles em objetivos já delineados, como faz as escolas do MST (tema já anteriormente debatido nesse blog. Ver texto “À Parte” e o “Jovem e o Meio”.).

Que a educação seja baseada em interesses maiores que a simples formação da consciência crítica, mas que defenda interesses particulares de um grupo específico, ao invés de sustentar um sistema de excluídos.

Um comentário:

Unknown disse...

A hipocrisia não está nos olhos de quem a vê, mas na forma que é executada. Quando se trata de EDUCAÇÃO a hipocrisia não deve existir, haja vista que todos nós temos um grau de instrução ou algum conhecimento.

Esperamos e acreditamos que tudo que nos seja passado, não é apenas histórias mal contadas, mas um formação de caráter, uma definição entre o certo e o errado, um conhecimento que disperte o interesse além do que é passado, acredito que cada um tenha um interesse por algum assunto ou qualquer outra coisa... o homem é naturalmente dotado da curiosiodade e o que nos é passado é uma camada muito superficial dos nossos interesses, o resto vem da dedicação e dos meios em obter tal informação. A doutrina que é aplicada ela deve ser sempre questionada e não simplesmente aceita, se não existissem os "porques" de que forma seria possível criar um juízo ?