terça-feira, 2 de outubro de 2007

O caminho próspero para a tranformação social




A educação é a base para a transformação social, o Brasil é um dos países mais desiguais do mundo. Muitos jovens de baixa renda crescem incapazes de possuir uma vida digna devido a uma série de conseqüências e uma delas é a educação precária do nosso país.

Isso acarreta no crescimento de crianças e jovens sem preparação e oportunidades, levando-os para a marginalidade, não porque querem, mas sim por não sobrarem alternativas. Muitas questões e hipóteses são levantadas para a transformação do país, mas se a educação não mudar, não se transformar em um meio de qualidade para todos, o sistema será o mesmo. Filhos de pais ricos, virando patrões, e filhos de pais pobres, empregados. É certo que para "os caras do poder" isso tem que continuar, que para eles deve existir dominadores e dominados. Que parte da população não deve possuir senso crítico na política, facilitando assim os bons resultados de suas "falcatruas".

Um povo com educação de qualidade anda rumo à evolução. Ao analisarmos a educação em Cuba, vemos que a população toda é alfabetizada, porque esse fator é de suma importância para aquele sistema. É claro que há diversos fatores que estão arruinados naquele país, devido também ao embargo feito pelos E.U.A, que arruinou a economia de lá. Porém, quando Fidel Castro morrer, Cuba não será a mesma e abrirá sua economia para o resto do mundo. Penso que o país evoluirá rapidamente econômica e politicamente, não apenas por causa dos novos investimentos, mas pelo pensamento e conhecimento de seu povo, possuidores de uma educação crítica.

A educação no Brasil tem que se transformar, mas não se deve apenas ficar esperando essa mudança. Tem que existir uma participação coletiva para esse processo.

Atualmente há ongs e outros meios que tentam de alguma forma dar oportunidades para aqueles mais necessitados. Tentam de alguma forma mostrar que uma vida digna depende muito da educação e do esforço produzido nela. Muitos resultados analisados mostram que jovens que participaram de algum projeto saíram da marginalidade, do banditismo e conseguiram criar uma vida próspera e honesta a partir dessas iniciações. Isso resultará em um pensamento de evolução não apenas para esses jovens, mas também para seus filhos, que terão um incentivo maior ao saberem que seus pais, antes desiludidos, percorreram um caminho certo para a vitória.

3 comentários:

Anônimo disse...

é isso mesmo Miguel...não é interessante para nenhum "incompetente", seja na política,na música, na mídia um povo com senso crítico que prese a qualidade e que tenha plena noção dos seus direitos.
esses "incompetentes" para se manterem como dominantes, sendo eleitos, tocando em rádios ou escrevendo matérias e colunas em jornais e revistas presam por uma platéia tão mediocre quanto eles.

é nóis!!!

Anônimo disse...

erros de português...normal uma hora dessa...mal ae.

OS SEQUELAS disse...

pode crer....o engraçado que para esse sistema capitalista é necessario que existam pessoas alienadas e mediocres em relação ao senso critico, para ai sim impor suas necessidades de lucro. Quanto mais sem opinião for a pessoa, fica mais facíl manipular e dominar a propria. Para essas porra de capitalistas deve haver divisão de classes. Para impor suas vontades e se sentir melhor que os outros.