sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Eu tô falando de pessoas




Mais de 40 milhões de analfabetos no Brasil, 14 bilhões gastos ao ano pelo governo devido os alunos repetentes.
São números, apenas dados, não nos levam a pensar que estamos falando de pessoas, famílias, sentimentos de tristeza e angústia e que estes estão sendo “contados”.

Não quero falar sobre números, quero falar sobre pessoas.
Coloquei a disposição dois (2) vídeos, produzidos pela EDER FILMES. Os documentários retratam a vida real, expõe o descaso que sofrem os que fazem uso de um sistema de ensino ineficaz.

São pessoas que mesmo sem uma formação escolar, pensam e refletem muito melhor que as nossas “ilustres” autoridades políticas. E elas pedem, pois sabem do que precisam e têm direito, professores capacitados e principalmente estimulados a ensinar, pedem respeito e que as escolas ensinem além do essencial "ler e escrever", mas sim que ensinem suas origens, sua história, o porquê de tanto preconceito e como enfrentá-lo.

O governo tem de ter uma visão mais ampla, como exigir professores estimulados se o seu salário não sustenta sua própria família? Como fazer as crianças irem às escolas, se aos 5/6 anos precisam trabalhar para ajudar a família à triste definição de sobreviver?

No vídeo
"A ESCOLA SERVE PRA QUÊ?" uma senhora diz que existem os fracos e os que têm oportunidade de aprender. Pense. Ela se denomina fraca por ter que trabalhar desde nova e não saber ler. Mas quem é o fraco dessa história? Ela ou nosso governo que nos faz pagar impostos sobre tudo e desvia esse dinheiro para luxo próprio? Dinheiro esse que deveria ser usado para a educação. O caso é que sempre dá para desviar mais. Principalmente quando há a necessidade de pagar seus advogados quando "a coisa fica feia".

“Brasileiro hipócrita que só vira patriota em época de Copa”


VÍDEOS:
"A escola serve para quê?"
http://www.youtube.com/watch?v=3JZzSed3loM

"A escola gerando traumas"
http://www.youtube.com/watch?v=E1eFnDI7bOA



Por Maria Gabriela Dias Leite.

2 comentários:

Anônimo disse...

Meus parabéns, texto muito bem escrito.....

Marco disse...

Criticar o governo é fácil, difícil é ver e saber identificar o problema social por trás dessa questão, afinal estamos habituados a criticar o estado em tudo, não vemos o problema começa com nós mesmos!