quinta-feira, 30 de agosto de 2007

A origem do problema





Atualmente as pessoas se concentram muito nos problemas estruturais do ensino superior, mas a desorganização e o sucateamento das universidades é conseqüência de um problema mais complexo, e que exige não só maior organização dos órgãos competentes como o engajamento de todos os setores da sociedade, nos precários ensinos fundamental e médio.


A desorganização dos responsáveis pelos setores de ensino fundamental e médio não é nova, mas mostrou força quando entrou em vigor a aprovação automática dos alunos que se matriculam nas escolas estaduais de São Paulo, onde a nota do aluno toma caráter secundário e a prioridade passa a ser sua freqüência às salas de aula.
Se o conhecimento do aluno passa a ser secundário, e isso é transmitido dessa forma para estudantes entre 15 e 17 anos, não é preciso ser nenhum especialista para prever o desinteresse dos alunos pelo conteúdo das aulas e a inevitável absorção do professor por essa atmosfera.


Partindo desse ponto, quantos desses que cursarem o ensino médio público conseguirão acesso a essas melhorias e benefícios feitos no ensino superior sem um complemento externo? É preciso olhar a origem do problema.


Dar incentivo e motivação principalmente à criança quando inicia sua alfabetização. É preciso despertar o interesse pelo conhecimento e ensinar a criança como utilizá-los de acordo com sua personalidade. Formar cidadãos que além de identificar os problemas sociais do seu meio, consigam com a educação adquirida, pensar em uma solução para os mesmos.

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