segunda-feira, 27 de agosto de 2007

A Educação e um novo meio de Conscientização


A sociedade contemporânea vive um momento de transformações. O mercado de trabalho exige das pessoas informação e conhecimento. As pessoas devem possuir pensamentos críticos. E o início de desenvolvimento disso é na escola. Porém a educação no Brasil está falida. A Lei de Diretrizes e Bases, que rege como deve ser a educação no Brasil, muitas vezes não sai do papel. Há diversos fatores para que isso ocorra, a falta de investimentos do governo na educação e a não estrutura familiar que reflete a sociedade brasileira.

Após a independência do Brasil, a escola possuía pensamento positivista, ou seja, exaltar os grandes, que fizeram parte da história. O discurso positivista e progressista revelava uma visão da ciência histórica que atendia aos interesses de oligarquia que visa confirmar o seu poder, ao mesmo tempo em que consolidava a imagem de uma nação. Os programas foram criados com o intuito de reforçar as idéias de nação. Há o interesse do poder, para que a população não reflita sobre a sociedade, para sim, impor seus ideais e as pessoas absorvam naturalmente.

Hoje, vivemos em um momento diferente, porém, algumas vezes, o modo que alguns professores ensinam seus alunos é parecido como era na época. Em uma didática de decoração, resultando na não obtenção do pensamento crítico do aluno.

A escola de fato está privilegiada a poucos, ou seja, àqueles que possuem dinheiro para pagar um colégio particular. Aqueles que não possuem tal oportunidade ficam a mercê da educação pública, que está falida. Uma nova forma de educação está surgindo para os jovens que são excluídos da "educação perfeita". É a chamada educação alternativa, um novo meio de conscientização, aplicando uma metodologia diferente da escola normal.

Nesse blog mostraremos exemplos e resultados de pessoas que sem incentivo nenhum conseguem mudar a visão de muitos jovens. Porque não é o povo que tem que temer o poder e sim o poder que tem que temer o povo.



3 comentários:

Anônimo disse...

Um país que tem um presidente que não valoriza cursos superiores até porque ele não conseguiu fazer um,não está dando a menor importância na qualidade do ensino o que importa são as estatisticas dizendo que o país ja não tem analfabetos que todas as crianças frequentam a escola.Desde a colonização de nosso país o que importa para aqueles que estão no poder é a maneira de como manipular a massa em pról de seus interesses, por isso quanto menor for a qualidade do ensino, melhor para eles manipularem o povo.Infelismente a maneira mais rapida de formar a opinião publica em nosso país é através da televisão, pois em uma casa por mais pobre que sejam lá esta um aparelho de TV ligado,quando a midia quer ela faz acontecer.O meio escrito de informação infelismente ainda não consegue atingir a grande massa do povo.Cabe a cada um de nós fazermos a nossa parte não esperar pelo governo, se cada um fizer um trabalho no seu bairro,com as pessoas que no dia a dia estão proximas e precisando de informação, poderemos mudar esta situação dando um pouco de nós.

Bruna Gonçales disse...

Infelizmente, a razão do problema não é o presidente que nos governa e suas qualificações. Se assim fosse, bastava eleger um com melhor formação. Como bem colocado no comentário, desde o surgimento de um sistema político, em que os interesses da alta sociedade são mantidos pela massa, e não o contrário como via de regra, a preocupação em contornar as movimentações populares e a crítica deliberada do povo são prioridade.
Na verdade, como citado fabulosamente pelo Miguel no post, o poder sabe que deve temer o povo. Mas sabe que para tanto, o povo, em sua totalidade, tem que ter consciência de sua força.
O que não se exalta, se rebaixa.

OS SEQUELAS disse...

Acredito tambem seriamente que não podemos apenas ficar esperado o governo resolver. Que devemos sim fazer nossa parte, em nosso bairro e principalmente em nossa casa. Somos cidadaos e temos o direito a uma educação com uma boa qualidade. A constituição federal de 88 é exemplo mundial de ideais a uma sociedade, mas ela não é aplicada. Temos que lutar pelos nossos direitos, temos que usar e colocar em pratica nosso conceito de cidadao. Lutar em prol da sociedade e não apenas pensar em nosso proprio umbigo, o que acontece muito nesse sistema capitalista, que o sucesso significa possuir dinheiro e esquecer daqueles que não possuiram tal oportunidade. Temos que agir e não apenas ficar reclamando, porque meu ouvido ja esta duendo e eu nao to vendo nada.