segunda-feira, 2 de junho de 2008

Social

Grafiteiros promovem oficina de arte com o apoio da Secretária Municipal de Cultura da prefeitura de São Paulo através do Programa de Valorização de Iniciativas Culturais (VAI).

A oficina aferecerá além de aulas técnicas para pessoas interessadas em se iniciar no grafite, é voltada para o público que aprecia a arte de pintar muros, e outros estilos como “stencil” e pintura em tela. E também para aqueles que não as conhece. Durante o curso os inscritos entram em contato com variados estilos de arte. As obras estudadas (na maioria de brasileiros) vão de artistas como Portinari e Tarcila do Amaral, dos urbanos da década de 70/80 Alex Vallauri e Rui Amaral, até Os Gêmeos e a recente safra de artistas. Todas acompanhadas com uma explicação de como se encaixam em seu contexto social histórico, e como influenciam na atualidade.
Segundo Daniel Silva, criador do projeto em conjunto com Ladye Negger, o objetivo principal da Oficina LixoArte é ampliar a capacidade de observação do ambiente urbano dos participantes através da arte e da cultura. Observação que julga fundamental para que consigam avaliar o que tem sido feito por parte dos governantes, da sociedade, e do próprio participante, para combater os problemas de lixo nas ruas, de trânsito e de convivência entre diferentes classes sociais, crenças e opiniões que existem na cidade de São Paulo e nas grandes cidades.
A inscrição para participar da oficina é gratuita e pode. Os artistas Daniel Silva Martins e Ladye Negger, são os orientadores da Oficina LixoArte. As atividades começaram no dia 10 de maio, e serão realizadas em um período de seis meses dentro do Espaço Tendall no bairro da Lapa/SP.

Nenhum comentário: