quinta-feira, 19 de junho de 2008

Nossa paixão!


Temos que lutar para evolução do futebol brasileiro e não do “futebol financeiro”.

Apesar de ser considerado o país das bundas, da miséria, violência e muitos outros adjetivos nada construtivos, somos considerados e admirados pelo carnaval e pelo nosso futebol. E será que isso é bom ou ruim?

Que, de fato, somos o único país que participou (até hoje, pois com o Dunga como técnico não sei essa afirmação terá que mudar, rs) de todas as Copas do Mundo e o único país tetra-campeão, é verdade, e que temos os maiores estádios (uma pena não serem tão bem cuidados como deveriam) também, e isso nos tornou cada vez mais “poderoso” carregando o título junto com a evolução futebolística.

O futebol influência na sociedade e vice-versa... influência também nas armas dos políticos, na movimentação financeira gigantesca (250 bilhões de dólares por ano, segundo a FIFA) e ainda mais, nossos jogadores estão sendo vendidos cada vez mais e mais, o que antes eram apenas os “craques” que iam jogar “fora”, sempre cobiçados pelo mercado Europeu, agora são os “garotos” que já tem esse sonho desde pequenos.

Do jeito que as coisas estão caminhando, a triste notícia, é que não podemos mais encher o peito e dizer que temos o melhor futebol do mundo, nem que na próxima copa, ou até na outra, o Brasil será o favorito, e os adversários fracos.

Sustentamos nossa definição de melhor do mundo, também, pelo número de títulos a mais que carregamos, e até quando, desse jeito, conseguiremos continuar com essa retribuição merecida?
Vale a pena tentar pensar por esse lado!

Nenhum comentário: